29 de junho de 2014

Maragojipe – BA: Dia 28 de junho, tradicional Guerra de Espadas.

Dia 28 de junho, que acontece a tradicional Guerra de Espadas em Maragogipe. Um festa que relembra a Guerra de Independência da Bahia. A nossa festa é tradicional e acontece todos os anos na véspera e no dia de São Pedro com um grande números de espadeiros.

Como em todos os anos, a batalha se concentra, principalmente, no bairro da Enseada, mas também tem força no Areal, Caijá e ruas adjacentes, onde centenas de pessoas aguardam o momento do encerramento do Tríduo de São Pedro para iniciar nas ruas e casas o ato da queima das espadas.

Vamos pra Guerra!!

Fonte: Blog:Zevaldosousa / Foto: Carlos Gomes

26 de junho de 2014

SAC Móvel chega a Maragojipe

O SAC Móvel está realizando atendimento em Maragojipe nos dias 26 e 27 de junho. Diversos serviços como emissão de carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais, primeira e segunda via de certidão de nascimento e casamento, entre outros.

A Unidade está montada em frente à Casa da Cultura. Nesta sexta (26), o atendimento começa a partir das 13h, e na quinta (27), a partir das 8h.


Fonte: Ascom  Maragojipe

25 de junho de 2014

Capanema - Maragojipe – BA: São João do Giral Grande Teve Muita Animação


O São João do Giral Grande no espaço Bramma Feste na sua segunda edição, que teve inicio dia 22/06/14 de Junho não poderia deixar de fecha com chave de ouro neste terça – feira 24/06. Muita gente compareceu e fizeram uma linda festa ao som de muito forro com os grupos Estilo do Arrocha e Os Feras do Arrocha que não deixou ninguém parado.


O Amigo Bramma organizador da festa, desde já agradece todos àqueles que compareceram e prestigiaram esse grade evento.








Blog: Mbsbarbosa

21 de junho de 2014

Maragojipe – BA: Prefeitura realiza Forró da Melhor Idade

A Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (20), o Forró da Melhor Idade. O evento contou com a animação dos idosos do Grupo da Melhor Idade e dos convidados.

Música, comida típica, decoração em clima da Copa e a quadrilha dos idosos que se concentrou no largo do Caijá e correu as ruas da cidade com muita empolgação. Muito forró com passos ritmados e casamento na roça marcaram o grande arraiá que contagiava a todos por onde passava.

A prefeita Vera Lúcia prestigiou o evento e também desfilou na quadrilha dos idosos. “Foi alegria muito grande ver a disposição dos participantes do grupo e notar que por onde passamos o Grupo recebeu o prestigio da população”, declara a prefeita.

Após o desfile, a quadrilha se recolheu no Radio Clube e a festa continuou com o show de Júlio César.


Fonte: Ascom Maragojipe

19 de junho de 2014

Capanema – Maragojipe – BA: Festinha do São João da Escola Engenheiro Júlio dos Santos Sá


 Nesta quarta feira 18/06/14, foi comemorada a festinha do São João da Escola Engenheiro Júlio dos Santos Sá, onde os alunos se divertiram muito ao som de muito forro com Cantor Tatay Guerreiro que fez alegria de todos.

Parabéns a toda Equipe Diretiva, Professores Funcionários e todos aqueles que contribuíram e em especial as crianças que deram um show.

Veja as Fotos:











Blog: Mbsbarbosa

Distribuição do ‘Navegando’ é iniciada nesta quinta-feira


A equipe de Comunicação da Enseada começa a distribuir, nesta quinta-feira (19), a 10ª edição do boletim Navegando Juntos. Atualmente, o jornal chega a 32 localidades, incluindo cidades e comunidades do entorno do empreendimento naval.

A logística programada para esse mês foi a seguinte:

Dia 19/06 – Unidade Paraguaçu, comunidade de Enseada do Paraguaçu, Unidade São Roque e distrito industrial de São Roque do Paraguaçu.

Dia 20/06 – Municípios de Salinas da Margarida (Barra, Encarnação, Conceição e Cairu de Salinas), Maragojipe (Guaí, Capanema, Ponta de Souza, Nagé, Coqueiros), São Félix (Pilar e Kaanga), Cachoeira (Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu), Saubara (Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres) e Salvador (Centro Administrativo da Bahia, Marinha, Ibama e Desenbahia).


Enquanto o boletim impresso não chega à sua comunidade, clique aqui para ler a versão digital!

São João de Maragojipe oferece muita música e animação

Maragojipe tem suas festas tradicionais, e assim como em toda a Bahia, a festa junina tem tradição no município. O Forró do Cais chega este ano à sua 27ª edição com muitas atrações musicais, comidas típicas, quadrilhas, exibição dos jogos do Brasil na Copa e muito mais.

O São João de Maragojipe atrai muitos visitantes todos os anos. As quadrilhas, o forró pé de serra e a hospitalidade maragojipana, com muita comida e bebida típica são atrativos para a grande afluência de turistas e baianos.

As bandeirolas nas corres da bandeira do Brasil, homenageando o país e a Copa, sinalizam o corredor até o Forró do Cais 2014. Além disso, temos também na decoração dois portais no circuito, ricamente decorados, e mais dois na entrada da cidade.

A religiosidade vem representada com galhardetes homenageando os santos populares. A festa também oferece área coberta para o público e este ano vamos ter um display para fotos onde o visitante poderá registrar o momento no Forró do Cais.

No dia 23, o jogo do Brasil será transmitido em telão montado na área da festa. Às 15h, um trio forrozeiro vai animar o público antes da partida. Durante toda a festa, nos intervalos dos shows, um trio forrozeiro vai tocar, garantindo que a animação da festa não pare.

No distrito de São Roque do Paraguaçu a programação do São João também tem um toque especial, tanto na decoração quanto nas atrações.

Para quem procura alegria e animação, o São João de Maragojipe vai oferecer muitas atrações musicais em quatro noites de festa.

Confira a programação completa: 

SEDE
21/06 – Sábado
20h00 – Iracema
22h00 – Cueca Branca
00h00 – Virgílio
02h00 – Zabumbaião

22/06 – Domingo
20h00 – Neguinho e Banda
22h00 – Apimentada
00h00 – Forró da Zorra
02h00 – Astros do Forró

23/06 – Segunda-feira
15h00 – Trio forrozeiro
17h00 – Transmissão do jogo do Brasil
19h00 – Tatay Guerreiro
21h00 – Júlio César
23h00 – Zuerões do Forró
01h00 – Forró Sobe Poeira
03h00 – Forrozão

24/06 – Terça-feira
18h00 – Romeu e Renato
20h00 – Lasca Paia
22h00 – Cicinho de Assis
00h00 – Oswaldinho do Acordeon
02h00 – Luciene “ex-Magníficos”

SÃO ROQUE
23/06 – Segunda-feira
22h00 - Jajah Nascimento
00h00 - Forró da Zorra
02h00 - Zuerões do Forró

24/06 – Terça-feira
22h00 - Luciene “ex-Magníficos”
00h00 - Wellington Pacheco
02h00 - Cicinho de Assis

Fonte: Ascom Maragojipe

16 de junho de 2014

Maragojipe – BA: Paróquia divulga calendário oficial da Festa de São Bartolomeu 2014

Conforme agenda anual, a Paroquia de São Bartolomeu, através da Comissão de Festas divulgou, neste dia 15 de junho, o Calendário Oficial da Festa de São Bartolomeu 2014.


Calendário:

05/07/14 - Pregão
01/08/14 - Dia de oração em preparação à festa

03/08/14 - Bando Anunciador - 09h00
10/08/14 - Lavagem do Templo – 09h00
15/08/14 - Início do Novenário – 20h00
17/08/14 - Lavagem Popular – 11h00
23/08/14 - Regata Aratu/Maragogipe (a confirmar)
24/08/14 - Domingo da Festa -Dia de São Bartolomeu - Missas: 05h00; 10h00
25/08/14 - Missa Comunitária: 08h00; Procissão – 16h00

Mais informações: Fone: (75) 3526-2166/1027
Email: paroquiadesaobartolomeu@hotmail.com
Obs. Eventos Populares a cargo da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo

13 de junho de 2014

APAE Maragojipe certifica alunos em curso profissionalizante

A APAE Maragogipe certificou, nesta quarta-feira, dia 11 de junho, 20 alunos no curso de Auxiliar de Almoxarifado através do Programa PLANTEQ.

Com carga horária de 160 horas, o curso foi ministrado de segunda a sexta-feira, por 40 dias úteis, totalizando 200 aulas.

O curso faz parte do programa PLANTEQ, do Governo Federal e Governo do Estado em parceria com a AESOS (Associação Educacional Sons no Silêncio). O objetivo é preparar pessoas deficientes para o mercado de trabalho.

De acordo com a presidente da APAE Maragogipe, Jaguaracy Santana, mais cursos serão disponibilizados em breve.


Fonte: Ascom / Maragogipe

12 de junho de 2014

Capanema – Maragojipe – BA: Projeto Copa do Mundo, 2014, no Brasil e os Componentes Curriculares, da Getúlio Vargas.


A Escola Municipal Getúlio Vargas/anexo EJA, de Capanema, depois de realizar várias etapas do Projeto Copa do Mundo, 2014, no Brasil e os Componentes Curriculares, ontem, 11 de junho de 2014, organizou a culminância do mesmo, agregando todos os educandos dos turnos Matutino e Vespertino, no espaço escolar, para celebrar a festa do conhecimento sobre todos os assuntos e aspectos trabalhados. Foi um momento muito bom, onde reuniram-se educandos, educadores, equipe diretiva e demais funcionários num só objetivo: colaborar com o desenvolvimento do aprendizados de nosso público-alvo. Diante disto, nós da equipe de coordenação/direção escolar, agradecemos a todos que contribuíram direto e indiretamente para que o nosso Projeto viesse ter êxito em meio a grandes dificuldades e desafios.












Texto: Equipe Diretiva.

Maragojipe – BA: SEDUC realiza capacitação do TOPA


A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou capacitação para coordenadores e alfabetizadores do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA.

A capacitação foi realizada no auditório da Casa da Cultura nos dias 9, 10 e 11 de junho. O município tem 86 educadores e coordenadores que atuam nas comunidades rurais e sede, eles terão a oportunidade de trocar experiências no intuito de aprimorar o desempenho em sala de aula.

O TOPA é um programa do governo do estado e tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos, vinculado com o programa "Brasil Alfabetizado" do governo federal.


Fonte: Ascom Maragojipe

Estrada Maragojipe x São Félix foi interditada pelos moradores


A situação de abandono que se encontra a BA 420 que liga o município de São Félix ao município de Maragojipe, forçou os moradores e a associação dos taxistas interditar a pista nesta quarta dia 11 de junho desde às 05 horas da manhã exigindo providências as autoridades.


Fonte: Maragojipe na Veia / Enadio Careca

10 de junho de 2014

São Roque do Paraguaçu (Maragojipe BA): Diversidade cultural e empreendedorismo marcam 1ª edição da Fecom

A comunidade de São Roque do Paraguaçu, no último sábado (07), viveu um dia atípico. Na Praça da Vitória, foi realizada a 1ª Feira do Empreendedor Comunitário (Fecom). O evento foi promovido pela Enseada, com apoio da Prefeitura de Maragojipe, e reuniu samba de roda, grupos de capoeira, quituteiras, músicos e artistas plásticos do distrito maragojipano e de localidades próximas.

As pessoas que foram à feira puderam encontrar uma enorme variedade de produtos oferecidos por empreendedores comunitários. “Esse é um marco na reunião de talentos e produtos de qualidade”, comentou Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada.

A prefeita de Maragojipe, Vera Lucia, elogiou a iniciativa e ressaltou que a prefeitura sempre apoiará o Estaleiro. “Estamos empenhados em fazer crescer o movimento empreendedor na cidade”, pontuou Vera.

Greice Keli, moradora de São Roque, levou para a feira alguns produtos que aprendeu a fazer nas oficinas oferecidas pelo município. “Sempre tive vontade de vender o que eu produzo. Esse evento caiu do céu”, contou a jovem de 24 anos, que expôs trabalhos com reciclagem de garrafas de vidro e biscuit.

Participaram da Fecom representantes do Sebrae – que a partir da próxima edição será mais um parceiro do evento, do Programa Conexão e do poder Legislativo Municipal.

A próxima edição da feira já tem data e local marcado: 19 de julho, no município de Saubara.

9 de junho de 2014

Maragojipe – BA: Palmeiras é Campeão do Campeonato Municipal 2014

O Palmeiras venceu o Portuguesa de Nagé por 4 x 1, na tarde deste domingo (8), e levou o título de campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2014.

Antes de o jogo começar, houve a solenidade com o hino nacional e o hasteamento das bandeiras realizado pela prefeita Vera Lúcia e pelos secretários municipais, Adilton Ferreira e Edval Jorge.

Nos primeiros minutos do jogo, o Palmeiras abriu o placar com uma cobrança de escanteio do camisa três, Nil. Aos 31 minutos a Portuguesa empatou com gol de Pata, número quatro. E o primeiro tempo terminou empatado em 1 x 1.

O segundo tempo da grande final começou com uma disputa acirrada. O Palmeiras perdeu uma cobrança de falta com Paulinho, 8, chutando na trave. E aos 18 minutos, o Palmeiras fez o gol do desempate. Aporá, 9, fez o terceiro gol e Paulinho, melhor jogador do campeonato, marcou o quarto gol do Palmeiras.

George do Palmeiras recebeu um troféu para o Palmeiras por ser considerada a equipe mais disciplinada no campeonato. O prêmio de melhor goleiro foi para Pilão do Palmeiras; melhor jogador, Paulinho; artilheiro, Tauã da Portuguesa e jogador revelação, Roque “Galego”, do Palmeiras.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Adilton Ferreira, entregou o troféu de vice-campeão ao capitão do Portuguesa, Tauã. A prefeita Vera Lúcia, que parabenizou o time pela bela campanha, passou para as mãos de George, capitão do Palmeiras, a taça de campeão do Campeonato.

O Estádio da Glória esteve lotado e a torcida muito animada, neste final de campeonato. Duas ambulâncias estiveram de plantão no campo, a Guarda Municipal e uma viatura da Polícia Militar fizeram a segurança no Estádio. O árbitro Jailson Macedo de Freitas, da Federação Baiana de Futebol, compôs o trio de arbitragem da partida.

Fonte: Ascom Maragojipe

Psicólogo baiano lança livro com 11 contos, dentre eles "O navio Maragojipe"

O psicólogo e escritor baiano Márcio Ferreira Barbosa lançou o livro de contos "A Costura de Si' na quinta  feira, dia 05 de junho, em Salvador. A publicação demorou 10 anos sendo escrita e conta 11 histórias.

O livro tem narrativas sobre temas como traição, ciúmes e vingança, retratando, portanto, a relação conflituosa do ser humano com o mundo, em ambientes rurais e urbanos. Alguns dos contos se chamam “Desnudez”, “Naquela manhã” e “O navio Maragojipe”.

Márcio Ferreira Barbosa é autor de "Experiência e narrativa”, de 2003. A obra "A Costura de Si" foi contemplada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Literatura 2012, financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).


Fonte: G1

8 de junho de 2014

Maragojipe – BA: Jailson Macedo Freitas será o árbitro da final do Campeonato Maragogipano

Hoje, dia 08 de maio, às 14 horas, acontecerá a grande final do Campeonato Maragogipano de Futebol 2014 e o árbitro da FBF e da CBF, e aspirante a árbitro da FIFA, Jailson Macedo Freitas, será o juiz desta partida entre Portuguesa de Nagé e Palmeiras.

Essa é uma notícia especial e que está agradando a toda comunidade esportiva do município. Uma participação especial que merece atenção deste portal, visto que Jailson Macedo Freitas apitou grandes clássicos baianos e brasileiros, como a final entre Bahia e Vitória.


O presidente da Liga Maragogipana José Almeida Sobrinho falou com muita alegria deste momento que está vivendo o futebol maragogipano e convida toda comunidade para fazer parte dessa festa que acontecerá amanhã.

Fonte:BlogZéValdoSousa

7 de junho de 2014

Maragojipe – BA: A Fipe está selecionando pessoas para trabalhar como pesquisadores turísticos

Será realizada a “Pesquisa de Turismo Receptivo no Estado da Bahia” nos principais pontos de saída de turistas do estado. A pesquisa tem como objetivo traçar o perfil sócio-econômico do turista nacional e internacional.

Em vista disso, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) está selecionando pessoas para atuarem como pesquisadores Turísticos durante a Etapa de Eventos Juninos 2014 que acontecerá no período de 22 a 25 de junho de 2014 em Maragojipe – BA.


Os interessados devem enviar e-mail para ibssantana@gmail.com até o dia 09/06.

6 de junho de 2014

Maragojipe – BA: Crianças e adolescentes visitam Projeto CO2 Manguezal na Semana do Meio Ambiente


O primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, realizado pela Fundação Vovó do Mangue, foi marcado pela presença de várias escolas públicas e privadas da cidade de Maragogipe. Na Sede da Fundação, o público participou de mostras de vídeos voltados à conservação do meio ambiente e ao papel do cidadão na defesa dos recursos do planeta e da sociedade. 

Na Sede do Projeto CO2 Manguezal, o público pode participar de palestras com biólogos e educadores ambientais, além de atividades outdoor como visita à “toca do caranguejo”, plantio de mudas de mangue e apreciação da maquete da RESEX Baía do Iguape. 


A Semana do Meio Ambiente vai até o dia 06 de junho e ainda contará com diversos atrativos para as centenas de participantes que ainda passarão pelo evento.

Fonte: Rodrigo Borges

5 de junho de 2014

São Roque – Maragojipe – BA: Feira para empreendedores comunitários será realizada neste sábado 07/06

Acontece neste sábado (07), a partir das 9h, em São Roque do Paraguaçu, a 1ª Feira do Empreendedor Comunitário (Fecom). O evento, uma realização da Enseada, com apoio da Prefeitura de Maragojipe, tem como objetivo reunir e valorizar a cultura local, proporcionando novas possibilidades de renda para os moradores da região.

Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social do empreendimento, acredita que a iniciativa vai permitir que os empreendedores da região compartilhem suas experiências e comecem a pensar mais alto. “É a oportunidade de se conhecerem, de serem vistos e mostrarem suas habilidades. Queremos despertar neles o interesse pelo próprio negócio”, salientou Costa.


A Fecom pretende promover uma mistura cultural, com muita gastronomia, música e artesanato. Simone Santos, moradora do bairro do Cai-Cai, em Maragojipe, está empolgada com a possibilidade de expansão dos negócios. “Vou levar minha carne de fumeiro para degustação e venda. Quero ver quem vai resistir quando ela começar a cheirar na Praça da Vitória”, desafiou a quituteira.

Maragojipe – BA: Jovem é assassinado com quatro tiros

O crime aconteceu no Bairro Alto do Sacramento, em Maragogipe, na manhã desta quarta-feira, dia 04 de junho, por volta das 11h. Caio de Jesus Souza, 19 anos, vulgo “Caio”, morador da Avenida Sacramento, foi assassinado por vários tiros, e morreu no local antes mesmo da chegada de uma unidade do SAMU.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime teria sido motivado por uma confusão durante uma partida de futebol envolvendo a vítima e um dos autores do homicídio. O corpo deve ser removido para o (IML) de Santo Antônio de Jesus. O caso será investigado pela delegacia territorial. A Polícia Militar realiza rondas a procura dos criminosos, mas até o momento não há informações sobre prisões. 


Fonte: FORTE NA NOTÍCIA

4 de junho de 2014

Fundação Vovó do Mangue promove XV Semana do Meio Ambiente de Maragogipe

A Fundação Vovó do Mangue, entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Maragogipe, no recôncavo baiano, em conjunto com o Instituto Chico Mendes, está promovendo de 03 a 06 de junho, a Semana do Meio Ambiente. Com o tema "Sustentabilidade, Homem e Meio Ambiente", o evento, que acontece na sede da Fundação Vovó do Mangue, na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, está na sua 15ª edição e tem uma programação totalmente voltada a atividades educacionais no âmbito da preservação ambiental e da conscientização social. 

Escolas do município de Maragogipe estão participando de palestras, oficinas, atividades de plantio de mudas de mangue em áreas desmatadas, trabalhos de campo, além de diversas atividades lúdicas ministradas por educadores ambientais e profissionais da área. A Semana do Meio Ambiente tem o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

Confira a programação da XV Semana do Meio Ambiente. Os eventos acontecerão na Sede da Fundação Vovó do Mangue, na Praça Antônio Conselheiro, Maragogipe – BA. Compareça, a entrada é livre.


Dia 03/06 às 08:00hs
Jornada Ecológica e Visita ao Projeto CO2 Manguezal
Crianças do Projeto Garotada
Mostra de Vídeo

Dia 03/06 ás 14:00hs
Palestra: Plano Básico Ambiental (Condicionantes)
Palestrante: Representante do EEP
Mostra de Vídeo

Dia 04/06 às 09:00hs
Palestra: Aterramento de Manguezal na RESEX
Palestrante: Sergio Fernandes Freitas – Gestor da RESEX
Mostra de vídeo: Plano de Manejo da RESEX

Dia 04/06 às 14:00hs
Mesa Redonda: Reflexão 13 anos de RESEX
Participantes: Sergio Fernandes Freitas Gestor da RESEX Membros do Conselho da RESEX e convidados.
Mediador: Carlos André Andrade

Dia 05/05 às 09:00hs
APRESENTAÇÃO: Proposta – Política de Meio Ambiente de Maragogipe
Palestrante: Emano Abelha – Biólogo

Dia 05/05 às 14:00hs
Palestra: Remoção da ETE da Comissão
Palestrante: Representante da Embasa e EMPRENGE.

Dia 06/06 às 20:00hs
Musical em homenagem ao Prof. Ronaldo Sousa

De 03 a 06/06
Estande de visitação do Projeto CO2Manguezal e o Estande de Visitação do ICMBio.

Fonte: Rodrigo Borges e Jorge Dias
Fundação Vovó do Mangue



Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...