30 de agosto de 2014

Maragojipe – BA: certifica alunos através do PLANTEQ e QUALIFICA BAHIA

O município de Maragojipe em parceria com o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) vêm realizando inúmeras ações em relação à qualificação profissional, com os Programas do PLANTEQ e QUALIFICA BAHIA.

O Plano Territorial de Qualificação (PLANTEQ) faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal que oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente. Com suas ações o PLANTEQ visa contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.

No âmbito do PLANTEQ a parceria firmada com a executora do programa foi o Instituto de Projetos e Gerenciamento - INPG, em Salvador, o curso assistido foi de Pedreiro Polivalente 200h e Carpinteiro de Obras 200h. Tendo certificado 41 alunos.

Já o QUALIFICA BAHIA, programa que é uma ação do Governo do Estado da Bahia, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP e do Tesouro do Estado, e com o objetivo de promover a qualificação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia e preparando-as para serem inseridas no mundo do trabalho. A parceria aconteceu com duas executoras: FUNDAL e AGCA.

A Fundação Antonio Almeida e Silva - FUNDAL, localizada no Campus Universitário Ipirá-Ba, com o curso no domínio de Corte Costura 200h que certificou 24 alunos.

E no dia 26 de agosto ocorreu no espaço do Auditório Prof. Osvaldo Sá, da Casa da Cultura de Maragojipe, mais uma solenidade de Certificação de Conclusão dos Cursos Profissionalizantes desta vez com a Associação Ginásio Castro Alves - AGCA, localizada na Cidade de Muritiba-Ba, certificando 77 alunos, assegurados dentro da Cadeia Produtiva de Construção Civil e Metal Mecânico na área de Armador de Ferragens 240h, Maçariqueiro 200h e Pintor Industrial 100h.

Estiveram presentes na cerimônia representantes da Secretaria Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico), SETRE-Bahia, SINE-Bahia e AGCA. Onde se ressaltou a importância de mais um passo dado e concretizado através dos esforços e parcerias firmadas.

As executoras evidenciaram a participação do município que não mediu esforços para atendê-las em todos os critérios, desde o espaço físico, mobiliário e transporte (a exemplo do curso ofertado no Colégio Nossa Senhora no distrito de Coqueiros) e também como ao acompanhamento e desenvolvimento dos cursos.

Já para os jovens profissionalizados, foi a oportunidade que faltava para irem mais longe, acreditando que agora sim serão capazes de adentrarem ao mercado de trabalho e no ensejo que vêm vivendo o município.

No total o município já conseguiu profissionalizar incluindo os cursos dos Programas QUALIFICA BAHIA, PLANTEQ e PRONATEC sendo o executor o SENAI, nas áreas (Automação, Construção, Construção Naval, Fabricação, Gestão, Manutenção e Segurança) um total de 942 alunos. E em treinamento ainda pelo SENAI até o final de setembro temos 360. Até no trimestre final, já foram autorizados 288 alunos e aguarda-se autorização do MEC para mais 320. Somando-se 1.910 alunos entre os anos 2013/14.


Fonte: Ascom Maragojipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem Relacionadas do Blogger.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...